sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

MARKETING DE RELACIONAMENTO

Semana passada recebi uma mala-direta bonita que na capa dizia o seguinte: "Você não conhece a gente (empresa tal),... mas nós conhecemos você!" Um impresso bonito com papel especial e encaixes com plástico. Uma peça diferenciada, bem feita, bonita, mas com o meu nome errado. Meu nome é Arthur e veio na peça Artur. É só um "h", mas pra mim faz toda a diferença. Arthur sem "h" não sou eu. Tem quem diga que o som mais bonito que existe é o som do nome da gente. Acredite, é assim. E os caras erraram o meu nome. E, imperdoável. Eles são uma empresa de marketing de relacionamento! Acabou. Tudo foi por terra antes de abrir a correspondência!Não existe relacionamento sem conhecimento. O primeiro passo é este: saiba quem são os seus clientes. Por isso, antes de qualquer tentativa de dizer que me conhece, por favor, me conheça!E a primeira providência é: saiba o meu nome. O sonho da comunicação personalizada, do contato um a um, passa por uma base de dados confiável. Jamais se arrisque a pensar que está fazendo marketing de relacionamento mandando cartas sem saber se a sua base de dados é confiável.Primeiro passo: jamais escreva errado o meu nome. Se não, nosso relacionamento acabou!

2 comentários:

Villa Bella Acabamentos disse...

Acabei de colocar Artur sem H no google para te encontrar....li seu livro e adorei....me desculpe Arthur...

Carolina Freitas disse...

ArtHur :) Tudo bem?
Entendo que Marketing de Relacionamento esta envolvido com a Gestão de Processos. Há quem diga que comunicação não tem relação com Gestão e que "bolar" uma campanha é coisa para quem gosta de ser "diferente".
Trabalhar com comunicação exige multidisciplinaridade na busca pela qualidade na prestação de serviços.
Parabéns pelo seu texto.
Bom ler você novamente. Saudades de suas aulas!!!