segunda-feira, 14 de abril de 2008

10 RAZÕES PARA SER SÓCIO DA ARP

Escrevi esta lista de razões em junho de 2005. Ou seja, há quase três anos atrás, no segundo ano do primeiro mandato da gestão do Airton Rocha, na qual eu participava como Diretor de Planejamento, numa enorme batalha junto ao mercado para reposicionarmos a ARP.

A lista foi escrita em resposta a uma amiga publicitária que perguntava por que ela deveria se associar a ARP. Ela complementava a pergunta com outra: "vai ter algum convênio ou descontos para sócios no mercado?"

Três anos depois (e nenhum convênio para descontos em lojas!), quando se encerra a gestão do Jopa e iniciamos campanha para eleger o Celso Chittolina como presidente, o texto me parece que continua atualizado. E acredito que é uma boa pauta para a gente discutir nesse período eleitoral da entidade.

10 Razões para ser um sócio da ARP.
Diretoria de Planejamento Estratégico.
10 de junho de 2005.

Primeira razão: política

Ser publicitário tem sido ser o profissional com a profissão mais invadida nestes últimos tempos. Mérito da não regulamentação e da desunião dos profissionais gerou hoje uma categoria de profissionais sem perspectivas claras para o futuro, com carreiras muito curtas, com exigências extremas por resultados. Além disso, com formação universitária discutível, sem qualquer planejamento de médio e longo prazo e com profissionais muito atingidos pelos efeitos da baixa auto-estima.

Associar-se a ARP significa mobilizar-se em torno da causa do resgate da auto-estima do publicitário e poder, politicamente, interferir nos rumos da profissão de publicitário no Estado através da mobilização e da discussão sobre o assunto.

Isso significa mais respeito ao trabalho de cada um de nós, com a força e a voz de uma entidade que realmente representa o setor no Estado do Rio Grande do Sul.

Segunda razão: interferir.

A segunda razão é poder interferir nos rumos da entidade como sócio ou como diretor. Boa parte do ressentimento e das queixas que são ouvidas no mercado é porque existe carência de quadros na gestão das entidades. Quanto mais gente capaz e com vontade de fazer estiver reunida na entidade, mais capacidade de mobilização e de realização.

Associar-se a ARP significa poder interferir e corrigir aquilo que não concordamos.

Terceira razão: mobilização.

Hoje o mercado do Rio Grande do Sul se ressente da perda de mais 100 milhões de reais de investimentos em comunicação que estavam aqui no Estado e que foram embora. A verdade é que o bolo diminuiu assustadoramente e, fruto de alinhamentos nacionais e internacionais, o mercado ficou muito menor do que era há dez anos atrás.

Associar-se a ARP, significa torná-la respeitável e representativa pelo universo de profissionais envolvidos para mobilizar a opinião pública, autoridades e entidades empresariais em favor de um mercado forte, com mais anunciantes, mais investimentos e mais empregos.

Quarta razão: qualificação

Boa parte dos problemas que as agências enfrentam que hoje são traduzidos através da baixa remuneração pelos serviços prestados, concorrência predatória e taxas aviltantes está na não mobilização do setor pela qualificação de seus profissionais.

O setor, nestes últimos dez anos não fez absolutamente nada coletivo para enfrentar a alta competitividade e para entender os novos desafios desse negócio. Pior, nada fez no segmento para capacitar e qualificar os seus quadros. A ARP é a única entidade no mercado que realmente está preocupada em aproximar as universidades do mercado, mobilizar empresários do setor e propor reflexão e estratégias para qualificar o profissional de comunicação.

A ARP tem promovido seminários e palestras unindo acadêmicos e profissionais com esse espírito.

Associar-se a ARP significa acreditar que através da qualificação resgataremos respeito profissional e remuneração justa para o trabalho que prestamos.

Quinta razão: respeito.

A ARP vem concentrando seus esforços em torno da reorganização dos Salões e das regras dos nossos certames para resgatar o valor dos prêmios concedidos. A visão tem sido: critérios justos, discutidos e auditados para que os certames tornem-se os mais respeitados possíveis. Ou seja, um retrato da alta capacidade criativa e técnica que possuímos. Isso é respeito pelo trabalho coletivo do segmento que resulta em respeito dos clientes pelo trabalho individual de cada profissional premiado.

Associar-se a ARP hoje, significa dar um aval do segmento a seriedade e ao respeito que a entidade vem empregando nos seus projetos.

Sexta razão: acreditar.

Associar-se a ARP hoje significa ajudar a construir uma Semana da Propaganda que cada vez mais reflita a capacidade técnica e criativa que temos quando trabalhamos para nossos clientes. A de 2004 foi a primeira e surpreendeu. Funcionou quase como um desafio de uns poucos contra a maré de pessimismo de muitos. Nós acreditamos que podemos fazer melhor em 2005 e precisamos de gente acreditando que é possível. A Semana da Propaganda precisa tornar-se a grande vitrina do excelente produto criativo feito no Estado. Isso é fazer com que os anunciantes também acreditem cada vez mais que boa propaganda funciona.

Associar-se a ARP significa acreditar nisso e, se possível, estar junto, trabalhando, contribuindo com uma Semana da Propaganda cada vez com mais crédito.

Sétima razão: Resgate.

A ARP, num esforço inédito de comercialização, conseguiu resgatar uma dívida antiga com o mercado gaúcho viabilizando o anuário de 2002, que havia sido deixado pela gestão passada. A diretoria atual assumiu com esse débito e colocou como ponto de honra a impressão e a publicação desse anuário, bem como o de 2003. E a ARP fez mais, vai entregar em julho deste ano, os três anuários: 2002, 2003 e 2004. Assim, fica resgatada a história da propaganda gaúcha e o respeito que a ARP tem pelo trabalho de nossos profissionais.

Associar-se a ARP significa também um aval a idéia de preservarmos a memória da propaganda gaúcha dando continuidade ao esforço de publicação todos os anos dos Anuários da Propaganda.

Oitava razão: Visão.

A ARP tem procurado não só respeitar, mas incentivar o trabalho conjunto com os grupos profissionais organizados em associações profissionais como o Clube de Jovens criativos, o Grupo de Mídia, a Associação de produtores Gráficos, de Atendimentos de Veículos, a recém criada AGADI no meio digital, como também a ApDesign e a AMPRO no segmento promocional.

A ARP acredita que é só com essa visão do todo, do coletivo, que construiremos um mercado mais forte, mais organizado, mais digno e mais respeitado.

Associar-se a ARP significa entender a importância do fortalecimento do coletivo para fortalecer a posição e o respeito profissional individual. Associar-se a ARP é compartilhar dessa mesma idéia e dar um aval a essa nova postura da entidade.

Nona razão: Mercado.

A ARP tem procurado aproximar a entidade e construir projetos e ações junto com o mercado empresarial e principalmente com o trade da comunicação. Desde a posse a diretoria estreitou contatos e realizou projetos conjuntos com a AGERT, que foi parceira na Semana da Propaganda, com a ANJ que será parceira na próxima e com a ABAP na realização do primeiro seminário no interior do Estado.

Acreditamos que o Estado possui uma enorme potencialidade para investir mais em propaganda e que no interior do Estado existem grandes empresas que poderiam tornar-se grandes anunciantes.

O projeto de interiorização da ARP tem levado aos pólos regionais a idéia de que propaganda dá certo e que gera resultados. Os seminários têm mobilizado empresários, veículos, agências, fornecedores e profissionais em torno dessa idéia.
O primeiro foi em Santa Maria. O segundo está marcado para a região Sul do estado.

Associar-se a ARP significa acreditar nessa idéia e ajudar a construir um cenário positivo para o futuro da propaganda no Estado.

Décima razão: Paixão.

Associar-se a ARP significa dizer a si mesmo e ao mercado que cada um de nós continua acreditando no negócio que é construído silenciosamente através do talento de cada um dos profissionais. E que acredita nesse conjunto que faz o Rio Grande do Sul continuar a ser respeitado pelo seu produto criativo em todo o país.

Associar-se a ARP significa ratificar a idéia de que continuamos apaixonados por propaganda e por boa comunicação e que queremos nos unir com todos aqueles que compartilham dessa mesma paixão e que querem mais do mercado.

Nenhum comentário: