segunda-feira, 14 de abril de 2008

INOVAÇÃO E MONOPÓLIO DO VALOR

Inovação e Monopólio do Valor. Este é o título da palestra que realizarei no Meeting do Marketing na Federasul na próxima quinta-feira, dia 17, ao meio-dia.

O tema para mim é instigante e desafiador porque sou um apaixonado por estratégia e branding. E inovação está exatamente no centro da discussão sobre como gerar valor para negócios e marcas numa sociedade cada vez mais comoditizada. Inovação é com certeza aquele tópico capaz de desequilibrar completamente a trajetória de um negócio e de uma marca. E, por isso é uma das maiores angústias de executivos e profissionais de marketing.

Defendo a idéia que quando buscamos inovação o maior desafio é desprender-se do seu próprio negócio. Sair da lateralidade com a concorrência e assumir uma posição neutra que chamo de “vôo de helicóptero”. Não é tarefa fácil, eu confesso. É matéria para longas discussões e é preciso adentrar por outros caminhos que não dizem respeito somente ao marketing.

Meu desafio dia 17 na Federasul será conseguir abordar este tema complexo em 45 minutos - que é o tempo que eu tenho – quando o assunto mereceria algumas horas. Será difícil qualquer tentativa de encerrar o assunto. E minha proposta é justamente o contrário: colocar na pauta do dia este tema, abordando alguns pontos-chave para se começar a pensar em inovação no marketing e no branding.

5 comentários:

Milene disse...

Arthur,

Apreciei muito a tua palestra "Inovação e Monopólio do Valor" no Meeting do Marketing na Federasul hoje.
A tua última lâmina, sobre o "e se" me fez lembrar de uma frase que sempre me motiva: "Algumas pessoas vêem as coisas como são e perguntam: porquê? Eu imagino as coisas como poderiam ser e pergunto: porque não?" Martin Luther King

Arthur Bender disse...

Milene,
Eu acredito muito que planejar é um processo obsessivo de fazer perguntas que normalmente não fizemos. Um processo de inquietude, de inconformismo. Grandes saídas e brilhantes posicionamentos já vieram de perguntas que eram tão simples que ninguém tinha coragem de perguntar.
Um forte abraço.
Arthur Bender

Gabriel Costa disse...

Arthur,

Eu estava presente nesta palestra e achei extremamente interessante a tua apresentação e pontos de vista. Foi justamente nesta palestra que me motivei a também começar a escrever. Acabei montando um blog, que ficou parecido com o teu (nada pessoal, mas é que não gostei dos outros lay-outs).
Já tive a oportunidade de lhe assistir em outros eventos e fica desde já os meus cumprimentos pela tua visão!
Parabéns, forte abraço!

Gabriel Costa

Arthur Bender disse...

Que legal, Gabriel,
Manda o endereço pra gente pra gente visitar e trocar umas idéias.
Forte abraço e sucesso no blog.

Gabriel Costa disse...

Arthur,

Obrigado!
Segue o endereço:
www.gabrielcarneirocosta.blogspot.com
Um forte abraço!