quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PERSONAL BRANDING - CONSTRUINDO A SUA MARCA PESSOAL

Dia 24 de agosto, segunda-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Country, em Porto Alegre, realizo o lançamento do meu livro Personal Branding. O livro concentra boa parte das idéias que defendo em palestras e artigos sobre gestão de marcas pessoais: nossos desafios como gestores de nosso maior ativo profissional: nossas marcas.

O livro segue o conceito que aplico em palestras: incomodar, provocar, questionar como forma de levar à reflexão. Que é o ponto de partida para uma nova atitude e base para as grandes mudanças na vida que sonhamos profissionalmente, acredito eu.

Procurei escrever um livro que tratasse de branding (abordando as mesmas variáveis que trabalhamos em estratégia paras marcas corporativas), mas que ao mesmo tempo não fosse hermético, nem carregado de chavões técnicos ou gráficos e tabelas. Meu desejo: que ele seja lido e aproveitado por qualquer um (iniciado no marketing ou não), em qualquer época da carreira, que sonhe em gerar mais valor para a sua marca no mercado e para aqueles que sonham em trabalhar com o que gostam, com mais prazer e realização.

Embora ele possa eventualmente estar enquadrado como autoajuda, não segue a tradicional fórmula: fazê-lo chorar com exemplos trágicos e forçá-lo a pensar-se como vitorioso. Pelo contrário. Sigo a outra lógica: te provocar e fazer pensar (e talvez até te entristecer com isso) para obter uma reação mais duradoura e consistente nessa transformação.

Você encontrará a fórmula para ficar rico?

Certamente não. A velha fórmula do fique rico em 10 lições é falsa e não se aplica aqui. O que o livro vai te fazer refletir é sobre uma coisa muito mais importante: REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL. É dela que vem a diferença entre profissionais medíocres e profissionais brilhantes que ganham muito dinheiro no mercado. Ou seja, é quando encontramos realização profissional - quando fazemos o que gostamos, e fazemos bem, com prazer, com foco, com tesão é que se constroem as condições para sermos desejados e mais valiosos no mercado.

O que o livro propõe é isso. Refletir o tempo todo sobre o que estamos fazendo com nossas marcas pessoais e os impactos que elas carregam num mundo cada vez mais competitivo que não perdoa gente que não sabe quem é, nem quanto vale ou que não sabe para onde está indo. E que infelizmente é a imensa massa que reclama e e sofre no mundo corporativo.

Para quem não é o livro?

Se você é daquelas pessoas que no domingo à tarde se enche de idéias e fica louco para ir trabalhar na segunda, que aguenta um pressão horrível sempre sorrindo, se suporta estresse e jornadas longas com um sorriso inacreditável, se vive vibrando com o que faz, se está plenamente realizado e feliz com sua profissão, fique tranquilo. Você não precisa ler o livro. Compre e dê para aquele seu amigo infeliz e perdido profissionalmente.

Onde está o livro?

O livro já está nas livrarias Cultura, Siciliano, Saraiva em todo o Brasil. No submarino.com e americanas.com. Bem como nas boas livrarias do Brasil.

Desejo que seja útil em algum momento da sua carreira. Espero que você goste, se divirta, sofra, reflita e transforme os seus grandes sonhos em realidade. Se provocar uma única reflexão que gere uma atitude positiva para você em algum momento da carreira, já me torno um homem e um escritor realizado.

12 comentários:

Geraldo Barboza disse...

Caro amigo Bender, fiquei muito feliz ontem ao participar do lançamento do teu livro. Já estou "degustando" o tal. Muito sucesso.Grande abraço.

Arthur Bender disse...

Grande Geraldo,
Fiquei muito feliz com a tua presença! Espero que provoque boas reflexões e as melhores transformações. Forte abraço.
Arthur Bender

Zelda Dal'Molin disse...

Não poderia deixar de registrar: Arthur,parabéns até pela escolha da livraria...estive na cultura 1 dia antes do lançamento do seu livro e, educadamente perguntei para a funcionária GISELLE se era possível deixar 2 livros reservados para que fossem assinados, já que eu não poderia me fazer presente naquele dia e horário...sem mais questionamentos ela respondeu: Deixa eu verificar se já estamos com os exemplares...e durante a ligação que fez na minha frente respondeu, dentre outras coisas ...EU ME RESPONSABILIZO!!!!!Depois disso trocou mais 2 ou 3 palavras, desligou o telefone e disse: A Sra pode ficar tranquila que EU MESMA entregarei os livros para que o escritor Arthur Bender os assine, depois disso, estarão a sua disposição...
Confesso que, adoro a Cultura, mas por essa nem eu esperava...tratei logo de dizer que o atendimento dela tinha sido excelente...diferenciado...nota 10!...e quanto ao livro Arthur, pelo pouco que já entendi (me corrija por favor, se eu estiver equivocada)também fala que: Para chegar lá, não é o estudo, nem o tempo que você terá que dispor, é muito mais do que isto: É garra, é a motivação reanimada todos os dias, é o compromisso consigo mesma de ser a heroína ou herói da sua história, é a vontade irresistível de vencer e fazer o que for necessário para chegar lá. É energia pura colocada em cada minuto do seu dia, é viver para viver este resultado, é acordar e dormir com esta intenção fascinante em sua mente, é repetir quantas vezes for necessário: ESTE SUCESSO É MEU ATÉ QUE PROVEM O CONTRÁRIO. É entrar no jogo com ele vencido dentro de você, é ser feliz hoje e durante todo o processo, pelo simples fato de ter algo para conquistar e se tornar...UFA!!!O caminho parece ser esse e o melhor é que SEMPRE dá certo...Um GRANDE ABRAÇO e UM PARABÉNS DE VERDADE Arthur,
Zelda Dal'Molin

Jeronimo Mendes disse...

Caro Bender,
Tive a felicidade de ler o seu livro praticamente em dois dias, agora no feriado. Também sou autor e, como diz o amigo, no livro, apesar de ter avançado bastante na carreira, ainda sinto dificuldade no posicionamento correto perante o público. Como diz o Jack Trout e Al Ries, quando você tenta ser tudo para o público, acaba não sendo nada. Sua abordagem foi muito prática e direta, assim como fiz no meu último livro, Manual do Empreendedor (Atlas). Espero encontrá-lo qualquer dia desses e desejo-lhe muito sucesso. Deixo aqui a minha página para conhecer um pouco mais do meu trabalho e, quando estiver em Curitiba, faço questão de encontrá-lo para troca de idéias e, quem sabe, trabalhos conjuntos.
Com carinho,
Jeronimo Mendes
Escritor, Consultor e Palestrante
Curitiba - PR
www.jeronimos.com.br

Alexandre Silva disse...

Arthur, boa tarde!

Ontem ganhei o seu livro e embora não tenha lido ele todo, adorei. Tanto que irei comprar uma dezena deles para dar de presente para minha equipe e alguns colegas (ou seja, também foi assim que ganhei de um colega).

Eu e um amigo estamos com um projeto para 2010 que é ajudar o maior número de pessoas em suas relações coorporativas, eu tenho mais de 20 anos entre 5 empresas, sendo que duas são multinacionais e ele Jornalista com grande experiência em comunicação.

Pensando nisto criamos um blog a 3 dias atrás chamado www.gravatasolta.com.br, nele queremos postar artigos, entrevistas, e tudo o que puder agregar valor do profissional, desta forma acredito que possamos de alguma forma construir uma parceria digital, ainda não sei bem como, mas gostaria que o públio que eu vier a construir pudesse também enxergar os seus artigos e vice versa. Caso você tenha interesse podemos estender a conversa. De qualquer forma não deixe de visitar o nosso Blog e deixar o seu comentário, pois acabei de postar um artigo falando sobre o seu livro. (Parabéns pelo livro)
Abs,
Alexandre Silva

Bruna disse...

Olá Arthur Bender!
Ontem finalizei a leitura do seu livro e posso atribui-lo a um unico adjetivo: FANTÁSTICO.
Ao mesmo tempo que ele auxiliou na prospeçao de novos objetivos e estabelecimento de metas, ele tbm foi um "dedo na ferida" rs, principalmente no exercício onde pede-se para escolher alguns amigos e colegas para responderem algumas perguntas.
É surpreendente minha evolução após a leitura. E essa evolução já está refletindo na minha vida pessoal e profissional.
Tenho um blog e nele faço algumas indicaçoes de leitura, e seu livro já está lah!
Grande Abraço!
Bruna Milagres
http://www.brunamilagres.com.br

Arthur Bender disse...

Valeu, Alexandre. Visitei o Blog de vocês - Gravata Solta. Muito legal, conteúdo bacana e com uma energia muito boa de vocês em mantê-lo atualizado. Obrigado pelo comentário sobre o livro. Comentei lá, mas repito aqui, que desejo uma boa inspiração nesta leitura para a tua carreira!
Forte abraço e conta com a gente.
Muito sucesso no Gravata Solta.
Arthur Bender

Alexandre Silva disse...

Arthur, boa noite!
Obrigado pelas palavras e pelo comentário em nosso Blog.
Quanto ao livro, já estou no final e tem me ajudado muita a refletir sobre a minha imagem pessoal. Para as pessoas que presenteei com o seu livro também elogiaram bastante o seu trabalho.
Fico contente que você gostou do blog. Nos falamos.
Abs,
Alexandre Silva

Alexandre Silva disse...

Finalizei a leitura do seu livro. Vou resumí-lo em uma única palavra: Brilhante!
Parabéns!
Alexandre Silva

Charles disse...

Boa noite Ilmo Sr. Arthur Bender,
Estou fazendo uma leitura atenta na sua edição "Personal Branding" e desde já agradeço os ensinamentos que tens me passado através do livro. Certamente estarei em uma de suas palestras, sou assistente da área de Planejamento Orçamentário da CaixaRS(Agência de Fomento Público do RS)a qual tem convênio firmado com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e com a Câmara de Comércio Americana, sei que terá uma palestra sua sobre o livro em questão, e serei muito grato se a minha presença fosse presenteada por um papo breve e se possível uma dedicatória em meu exemplar.
Comprei inclusive três exemplares extras para presentear meus pais, me sinto lisonjeado por postar um comentário neste blog, e me despeço deixando um abraço e um até breve.

Parabens mais uma vez pelas belas palavras!

Att
Charles Maia.

costhaparanhos disse...

PARABÉNS pela brilhante obra. Sou professora e me sinto muito realizada por estar em contato direto com jovens em formação, podendo contribuir com o crescimento pessoal e profissional destes alunos, pois tenho oportunidade de estar com eles no inicio da graduação e no último semestre na disciplina Gestão de Carreira, onde neste ano indiquei o livro do Bender “Construindo sua marca Pessoal”, que tem como objetivo dar uma “sacudida” no leitor e mostrar que somos muito mais capazes que imaginamos em relação ao que podemos fazer pelo nosso valor pessoal e por nossas realizações a partir do bom direcionamento da nossa marca, ou seja, reforçar o nosso conhecimento pessoal para a percepção da nossa marca. Pois, num mundo cada vez mais competitivo, onde não há perdão para quem não sabe quem é nem quanto vale ou que não sabe para onde está indo convivemos com muitas pessoas infelizes, reclamando, improdutiva e operacionalizando a infelicidade dos que a cercam.

Cacilda Aparecida Costa Paranhos
Consultora e Auditora de Qualidade e de RH
Professora de Graduação e Pós UNISAL Santa Terezinha/SP.

Consultoria RH disse...

Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH